Aliene Villaça

EDUCARPrazer, Aliene

Sou Aliene Villaça, uma sonhadora, mas pé no chão.

Sempre acreditei que a educação é a melhor maneira de ganharmos o mundo, de termos autonomia e construir nossa independência. Para  transmitir essa ideia a outras pessoas, fui estudar e me formei em pedagogia, depois fiz mestrado e em seguida doutorado em educação (todos  pela Universidade Federal de Minas Gerais).

TRANSFORMARExperiência

Venho a mais 10 anos atuando nos diferentes campos da educação, já fui professora Ensino Fundamental, Médio e Ensino Superior, trabalhei em setores de educação inclusiva na rede pública, já ministrei mais de 400 horas de formação de professores, escrevi material didático, fui coordenadora pedagógica, ufa… pensar, agir e trabalhar com a educação tem sido minha grande dedicação.

 

Ao longo dos anos fui percebendo que cada criança, adolescente e até mesmo cada professora tem a sua maneira de aprender, e que aquela ideia de que todos “aprendem” da mesma maneira, foi ficando cada vez mais longe.

ACREDITARMissão

Encontrei, ao longo da minha trajetória,  diversas crianças que não se adaptaram ao modelo escolar, essas crianças apresentavam resistência à escola, e não tinham ninguém para ajudá-las. Também não sentiam que a escola era o lugar delas e principalmente acreditavam que não podiam aprender.

Por isso, tenho me dedicado a estudar e a pesquisar quais estratégias e recursos auxiliam os alunos, principalmente aqueles, com alguma dificuldade escolar a melhorarem sua relação com a escola e com o aprender. E um dos caminhos que descobri foi a Educação Maker.

Junto com a Educação Maker e a abordagem STEAM (que em português se traduz como Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), conheci diferentes caminhos, alternativas pedagógicas baseadas em projetos e criei a minha metodologia de aproximar o aluno com a escola, com o aprender e com o conhecimento, desenvolvendo nele a vontade de aprender e assim ter mais autonomia e independência para estudar.

Meu trabalho proporcionou ajudar muitas crianças a despertarem o interesse por aprender e a ter melhoras no desempenho escolar. Isto reforça a minha crença que todos são capazes, basta estar atento a necessidade de cada um.

Vamos Conversar

Vamos ConversarEnvie sua mensagem para mim

    × Como posso te ajudar?